Unidade aérea da Polícia Militar realiza treinamento ‘Bambi Bucket’ em Piracicaba
Neste sábado (23), a Base de Aviação de Piracicaba (SP), unidade aérea da Polícia Militar que atende a região do Comando de Policiamento do Interior Nove, realizou o treinamento com o “Bambi Bucket”, um equipamento acoplado ao helicóptero para o combate a incêndio florestal. O treinamento aconteceu na Pedreira do Morato.
O objetivo foi aperfeiçoar o conhecimento dos pilotos (Major Edgard Gaspar, Capitão Rasera, 1º Tenente Schaeffer), tripulantes (1º Sargento Duarte, 2º Sargento Maciel, Cabos Alexandre Valtolti) e mecânico de aeronaves (Cabo Herbert).
O sistema, utilizado no mundo todo para combater incêndios florestais, é de extrema importância para que os militares estejam preparados para o período de estiagem e, consequentemente, os atendimentos em apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas.
SOBRE O TREINAMENTO
Para se utilizar o sistema de Bambi Bucket, o voo precisa ser adaptado para esse uso específico.
Além do piloto, apenas mais um tripulante é transportado, junto com o equipamento, que pesa cerca de 40 quilos e, cheio, pode carregar até 540 litros – praticamente 600 quilos a mais na aeronave: são condições que alteram a maneira de pouso e performance da aeronave.
Os demais membros da equipe permanecem em solo para fazer a coordenação com a equipe de bombeiros no local e calcular fatores como vento e direção: parte fundamental para o sucesso da ação.
O original Bambi Bucket é uma criação do inventor canadense Don Arney, que teve a ideia de um dispositivo de combate a incêndios aéreos que permitisse aos operadores de helicópteros chegarem mais perto do incêndio e despejar água de forma mais precisa.
O sistema, introduzido pela primeira vez pela SEI Industries Ltd. em 1982, pode usar qualquer fonte de água e permite que os pilotos percam menos tempo voando e mais combatendo incêndios.