Efetivo da Guarda Municipal de Piracicaba vai atuar como agente de trânsito
Todo o efetivo da Guarda Municipal de Piracicaba, formado por 385 guardas, está apto para atuar como agente de trânsito na cidade. A ação tem como objetivo tornar o trânsito do município ainda mais seguro.
A formação começou no mês de agosto e os 234 GCs que passaram pela capacitação foram divididos em 10 turmas, com duas capacitadas por mês, num total de sete encontros presenciais de oito horas e mais 144 horas no formato EAD (educação à distância), totalizando 200 horas de curso. Dentre os conteúdos abordados estavam legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, legislação de trânsito aplicada, operação e fiscalização de trânsito, prática operacional e papel educador do agente. O investimento foi de R$ 269,8 mil.
Para o prefeito Luciano Almeida, o onjetivo é tornar as ruas mais seguras. “Implantamos a tecnologia 4G nos semáforos, realizamos diferentes campanhas ligadas ao transporte público e realizamos operação de retirada de veículos abandonados das ruas. Tudo isso colabora para um trânsito mais seguro, com menos risco de acidentes, reflexo de um trabalho articulado e intersetorial, parceria entre diferentes secretarias e forças de segurança pública do município”, comenta o prefeito.
A formação dos guardas vai colaborar ainda mais para a segurança nas ruas da cidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito (Semuttran), os acidentes têm diminuído ano a ano.
Em 2019, foram registrados 1.571 acidentes; em 2020, foram 1.355; e em 2021, 1.416. Já em 2022, esse número caiu ainda mais, para 1.194. O número de acidentes fatais na malha urbana, que em 2015 chegou a 44 óbitos, também vem diminuindo. Em 2016, foram 24 óbitos. Em 2022, caiu para 16.