Tenente-Coronel Silvia Mantoani assume comando do 10º BPM/I em Piracicaba
A Tenente-Coronel Silvia Mantoani voltou a assumir o comando do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPM/I), com sede em Piracicaba (SP). Ela já tinha atuado na unidade no período de 2019 a 2022, onde exerceu as funções de Coordenadora Operacional e Subcomandante.
Nascida em Adamantina (SP), Silvia Andréia Mantoani inspirou no pai, também um policial militar, para ingressar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, aos 17 anos de idade, em 5 de janeiro de 1993. Filha de Onofre Jesuino Mantoani e Cilene Dias Mantoani, Sílvia formou-se na Academia Militar em 13 de dezembro de 1996. É mestra e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Atuou no 3º Batalhão de Polícia Feminina e no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, ambos na zona norte da capital paulista. Na sequência, atuou no 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Presidente Venceslau) e 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Presidente Prudente). No ano de 2022, por razão de sua promoção, assumiu o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em São João da Boa Vista, retornando agora ao 10º BPM/I. Aqui no batalhão de Piracicaba, por sinal, a Tenente-Coronel Silvia Mantoani é a primeira mulher a assumir o comando em seus 47 anos de existência.
Ao longo da carreira, Silvia atuou no serviço operacional, em mediações de conflitos fundiários, questões envolvendo presídios e crime organizado.
Na vida pessoal, é esposa de um Tenente-Coronel veterano e mãe de duas filhas. Trabalha com evangelização de crianças desde os 14 anos e, em Piracicaba, é voluntária na Paróquia Bom Jesus do Monte, onde ministra catequese para crianças de oito a 11 anos de idade.