GCM de Vinhedo apresenta nova viatura da Patrulha Guardiã Maria da Penha
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo (SP) apresentou nesta quarta-feira (17) o novo visual da viatura da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Os novos adesivos colocados no veículo permitem uma distinção melhor do carro em relação às outras viaturas da GCM.
O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, juntamente dos GCMs Kátia e Comandante Araújo, estiveram em reunião com o prefeito Dr. Dario Pacheco.
Além de apresentarem a nova viatura ao prefeito, os guardas puderam conversar sobre a importância e como a Patrulha de Apoio à Mulher vem se mostrando eficiente.
“Termos um segmento da Guarda Municipal dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de agressão nos permite melhor organização e eficiência no combate à violência doméstica”, disse Osmir Cruz.
A GCM Kátia explicou ao prefeito que o uso do Botão do Pânico também auxilia no atendimento das vítimas e mais agilidade nas ações da Guarda.
Ela contou que vítimas estão procurando a base da guarda para pedir auxílio e utilizando o Botão do Pânico.
“Somos procurados não só após a ocorrência, mas também para prevenir ataques e proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirmou Kátia.
Histórico de Apoio à Mulher
A cidade de Vinhedo conta com a Patrulha de Apoio à Mulher (PAM), desde 2017.
O órgão integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) tem como objetivo disponibilizar atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar no município.
As ações realizadas pelo órgão incluem:
- Monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres que obtiverem a concessão do benefício
- Orientação à mulher em situação de violência, encaminhando-a aos órgãos da rede de atendimento
- Prevenção e combate dos diversos tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tais como violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial
- Promoção de estudos, palestras, seminários e outros eventos para divulgar os direitos das mulheres, em especial, o direito à vida sem violência.
Além disso, também atende ocorrências quando acontece solicitações pelo telefone 153.