Operação integrada “Viagem Segura” combate transporte clandestino em Viracopos
Na manhã desta quarta-feira (31), uma operação integrada denominada “Operação Viagem Segura” foi realizada nas avenidas José Amgarten e 14 Bis, próximo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A ação, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), contou com a participação da Guarda Municipal e das Polícias Civil, Federal e Militar, além de equipes de segurança da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, com o objetivo de coibir o transporte clandestino de passageiros e verificar outras infrações de trânsito.
Durante a operação, foram realizadas 16 autuações, sendo nove a motociclistas, seis a automóveis e uma a van, incluindo duas remoções ao Pátio Municipal por transporte não regulamentado. Além disso, irregularidades nos escapamentos de motocicletas e a falta de uso do QR Code por motoristas que prestavam transporte por aplicativo resultaram em autuações adicionais. No total, 29 veículos foram abordados, e 39 pessoas foram interpeladas nas ações de segurança.
Claudionir Thomas De Sá, gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, destacou que esta foi a primeira operação integrada focada especificamente no combate ao transporte clandestino na região do Aeroporto de Viracopos, enfatizando a importância da segurança da população e a recomendação para que os usuários utilizem apenas plataformas cadastradas no município para o transporte de passageiros.
A operação contou com dois pontos de bloqueio: um voltado para a abordagem de veículos suspeitos de realizar transporte clandestino, com apoio da Polícia Militar, e outro para fiscalização de trânsito, com apoio da Guarda Municipal, focando em infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, como documentação irregular e estado de conservação dos veículos.
Wesley Ramos Correa, gerente de Segurança do Aeroporto de Viracopos, ressaltou o compromisso com a segurança viária e o combate ao transporte clandestino, contribuindo para um ambiente mais seguro e organizado para todos os usuários.
A Emdec enfatiza que o transporte irregular de passageiros é considerado infração gravíssima, sujeita a multa, penalidade de pontos na CNH e remoção do veículo, conforme a Resolução Municipal nº 84/2018 e o Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização busca ampliar a segurança dos condutores e passageiros, coibindo comportamentos de risco e preservando a segurança pessoal dos passageiros.