10º Baep passa a contar com canal de WhatsApp para denúncias
O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM) começou a receber denúncias por meio do aplicativo WhatsApp. Segundo a corporação, o objetivo da ferramenta é desarticular quadrilhas, combater o crime organizado e efetuar prisões com sigilo absoluto.
O número para denúncia é o (19) 3424-1521. A polícia explica que a ferramenta visa o atendimento de crimes que demandam mais tempo como tráfico de drogas, procurados pela Justiça, imóveis utilizados para depósito de armas e drogas, cativeiros e desmanches.
O Batalhão ressalta que denúncias sobre situações de emergências que precisam ser resolvidas imediatamente, ainda devem ser realizadas pelos números 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros.
Já as denúncias recebidas pelo WhatsApp serão direcionadas para um trabalho que exige mais apuração, “pois será necessário conseguir o máximo de informações buscando a máxima eficiência”, informa o Baep.
Por meio do aplicativo, além das mensagens, o denunciante poderá enviar fotos, vídeos, localização de endereços através do GPS, áudios, arquivos, entre outros.
O 10º Baep opera sob o Comando de Policiamento do Interior Nove (CPI-9) e atua no patrulhamento de 52 municípios na região de Piracicaba (SP), buscando aprimorar a segurança pública e a eficácia policial através deste novo meio de comunicação com a população.
Desde a sua inauguração em 19 de dezembro de 2019, o batalhão obteve êxito em realizar mais de 1100 prisões (flagrante delito e procurados pela justiça), apreendeu mais de três toneladas de drogas ilícitas, recuperou mais de 100 veículos produto de roubo ou furto, além de ter apreendido e retirado das ruas mais de 200 armas de fogo.
Uma grande parcela dessas ocorrências conta com a colaboração da comunidade local, que por meio de denúncias anônimas trazem informações relevantes sobre ocorrências de flagrante delito para que o Batalhão possa atuar de forma mais precisa, por esta razão, se ressalta a importância da interação entre a população e a Polícia Militar.