Polícia Civil de Alagoas lidera Operação Hades contra o tráfico e lavagem de dinheiro em 17 estados
Na manhã desta quinta-feira (1º), a Polícia Civil de Alagoas, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou a megaoperação Hades, visando desarticular duas organizações criminosas com atuação em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, e outros delitos, em Alagoas e mais 16 unidades da federação, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, e São Paulo. A operação, que é um marco na luta contra o crime organizado no país, mobilizou cerca de 1,5 mil agentes entre policiais civis e militares, cumprindo 79 mandados de prisão e 228 de busca e apreensão.
As investigações que culminaram na Operação Hades começaram em março de 2021 pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil de Alagoas, em estreita colaboração com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Inicialmente, a atividade criminosa de quatro pessoas foi o foco, expandindo-se à medida que as investigações progrediram para revelar a complexidade e abrangência das operações das organizações, incluindo movimentações financeiras que ultrapassaram a marca de R$ 300 milhões.
Dentro do escopo do MJSP, a operação contou com o essencial suporte da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp) através do Projeto I.M.P.U.L.S.E., parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). Este projeto busca fortalecer o combate e desmantelamento de organizações criminosas por meio de uma maior integração entre as forças policiais de todo o Brasil.
A Operação Hades representa um passo significativo no enfrentamento às redes de criminalidade que operam em múltiplas frentes, destacando a importância da cooperação interagencial e do compartilhamento de inteligência no combate ao crime organizado no país.