Polícia Federal deflagra Operação Looping para combater tráfico internacional de drogas no sul do Brasil
Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou a Operação Looping, visando desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas, com atuação em portos do sul do Brasil. A operação, que envolveu cerca de 150 policiais federais e seis auditores fiscais da Receita, cumpriu 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão em 12 cidades, espalhadas pelos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, sendo em São Paulo as cidades do Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.
Segundo informações da Polícia Federal, a investigação revelou que a organização criminosa operava desde a cooptação de funcionários dos portos até a criação de empresas de logística e transporte de contêineres, facilitando o envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa e África. Parte da droga, trazida da Bolívia, também era distribuída internamente para abastecer facções criminosas no Brasil.
Além dos mandados, a justiça determinou o sequestro de bens, incluindo 68 veículos, seis imóveis e o bloqueio de mais de 30 contas bancárias pertencentes aos integrantes da organização. Durante as investigações, já haviam sido realizadas 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente seis toneladas, e 16 pessoas foram presas em flagrante.
Os envolvidos poderão responder por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão. A Operação Looping representa um golpe significativo contra o narcotráfico no Brasil e demonstra a eficácia da cooperação entre as forças de segurança federais.