Operação Carteira Fácil é iniciada pela Polícia Federal
Nesta segunda-feira (14), a Polícia Federal iniciou a Operação Carteira Fácil, que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso que falsifica e comercializa documentos em Aracaju-SE.
Documentos públicos e privados são falsificados por esse grupo, dentre eles estão certificados de ensino fundamental, médio e superior, diplomas de cursos profissionalizantes e de capacitação e carteiras do SESC/SENAC e SEST/SENAT.
Quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária e sequestro de bens, estão sendo cumpridos, decorrentes da decisão da 2ª Vara Criminal de Aracaju.
A investigação, para que ocorresse essa operação, iniciou-se em 2016, quando uma carteira falsa de curso de condutor de veículo de passageiros foi apresentada à Polícia Rodoviária Federal, que apresentou o condutor à Polícia Federal.
Nessas investigações, foi possível identificar a estrutura do grupo, que se organiza em um líder, que comercializa os documentos, o filho do líder, que auxilia nos afazeres, e o dono de uma gráfica, que falsifica os documentos.
As penas para os crimes investigados, sendo os previstos nos artigos 288, 297 e 298 do Código Penal, podem totalizar, em seu patamar máximo, 21 anos de prisão.
Fonte: Governo Federal (gov.br)