Polícia Federal prende falso policial que usava símbolos da instituição
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (16), expedido pela 2ª Vara Federal de Niterói, em resposta a uma investigação que desmascarou um homem que se passava por policial federal.
De acordo com a polícia, a investigação revelou que o suspeito tinha no celular fotografias usando o uniforme e distintivo da Polícia Federal, acompanhado de colete tático e arma de fogo.
Além disso, o falso policial utilizava fotos tiradas nas proximidades da Superintendência da PF no Rio de Janeiro para reforçar sua falsa narrativa. Usando indevidamente dos símbolos da instituição, o criminoso enganou terceiros para subtrair dinheiro e até mesmo um veículo de suas vítimas.
Durante a execução do mandado, os agentes da Polícia Federal apreenderam diversos itens, incluindo um celular, algemas, calça tática, coturno, colete tático com insígnia da PF e a inscrição “Polícia Federal”, duas camisas com emblemas da instituição, coldres, simulacro de arma de fogo, dois rádios comunicadores, além de outros acessórios.
O homem investigado enfrentará acusações relacionadas ao crime de Falsificação de Selo ou Sinal Público, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão. Além disso, outras acusações poderão surgir conforme o avanço das investigações.
A ação da Polícia Federal destaca a importância de coibir ações fraudulentas que buscam se aproveitar da confiança e do prestígio de instituições públicas.
A instituição reafirma seu compromisso em proteger a sociedade contra fraudadores que tentam manipular símbolos oficiais para fins ilícitos.