Polícia autua adolescente por posse de papagaio sem autorização legal em Indaiatuba
A Polícia Rodoviária autuou um adolescente por posse de um papagaio sem autorização legal, em Indaiatuba (SP). O flagrante aconteceu na manhã desta terça-feira (11), durante abordagem de um carro irregular na Rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado (SP-75).
Segundo informações da corporação, por volta das 9h, os policiais viram um carro JAC J6 na fila da cabine da praça de pedágio. Quando o condutor notou a presença policial, tentou dar marcha ré, mas ficou travado por outro veículo que vinha logo atrás.
Imediatamente, os policiais consultaram a placa do automóvel e descobriram que o licenciamento estava vencido desde 2020.
A equipe então abordou o carro na altura do km 60. No veículo estavam dois adultos, uma criança de 4 anos e um adolescente de 15, que transportava um papagaio.
O garoto assumiu a propriedade da ave e disse que não possuía autorização do Ibama para a criação.
O papagaio era da espécie Amazona Aestiva, conhecido popularmente como papagaio-verdadeiro. A criação dele sem autorização é considerada crime contra a fauna, conforme a Lei dos Crimes Ambientais.
Por conta disso, o adolescente foi apreendido por ato infracional e todos foram apresentados na delegacia do município para as providências cartorárias.