Vinhedo cadastra primeira idosa no aplicativo ‘Botão do Pânico’
A cidade de Vinhedo (SP) cadastrou na manhã desta quarta-feira (19), a primeira idosa no aplicativo ‘Botão do Pânico’. A nova funcionalidade do programa foi lançada para atender pessoas da terceira idade em situações de urgência e emergência.
Segundo a prefeitura, Maria Celeste Piton, de 72 anos, foi a primeira vinhedense a comparecer à sede da Guarda Municipal para aderir ao cadastro.
“É como um novo ajudante em nossa rotina. Eu, por exemplo, moro só com o meu marido, por isso, é muito bom poder contar com um serviço tão acessível. Eu não sou tão acostumada com tecnologia, mas achei tudo bem fácil e simples”, relata a aposentada.
A funcionalidade digital conta com a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI) durante 24 horas por dia.
De acordo com o inspetor do COI, Leandro Ferragut, a expectativa é que o aplicativo agilize o atendimento da Guarda Municipal, oferecendo uma maior exatidão na geolocalização da pessoa e no tipo de ocorrência, policial ou socorro médico.
“Isso resulta num atendimento mais preciso e rápido ao idoso”, explica o inspetor.
Como funciona?
O ‘Botão do Pânico’ está disponível para celulares Android (baixar) e iOS (baixar). Com ele, o usuário pode acionar a GCM através do ‘Botão do Pânico’, ‘Disk 153’ e Chat Interativo (com áudio, foto e vídeo). O COI que administra o serviço, em tempo integral, recebe a notificação da ocorrência instantaneamente.
Os interessados devem realizar o cadastro presencialmente na sede da Guarda Municipal, das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.