INSTITUTO SOU DA PAZ LANÇA NOVA EDIÇÃO DO ÍNDICE DE EXPOSIÇÃO A CRIMES VIOLENTOS
Santa Bárbara d’Oeste se encontra em 6º lugar entre as mais seguras dos 139 municípios.
Instituto Sou da Paz lança mais uma edição do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição à violência nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.
Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez o índice foi calculado a partir de uma análise do primeiro semestre do ano, o que permite comparar o IECV das cidades no período com os primeiros seis meses desde 2014.
Lançado pela primeira vez em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo.
Assim, analisa diferentes tendências criminais e permite uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo, permitindo a comparação do nível de exposição da população a esses crimes.
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.
Entre os índices que sofreram alteração no estado de São Paulo, nesse semestre, estão os crimes patrimoniais, com queda de 31% dos roubos de veículos, por exemplo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, os homicídios subiram 4,5% no estado no primeiro semestre de 2020. Os estupros no estado apresentaram queda de 14% durante o semestre. “Mas os números podem ser maiores, já que este é um crime sujeito à subnotificação”, alerta Carolina.
Quando analisada a situação de Americana, nota-se que a taxa de roubo a veículo caiu 9,21 comparado com 2019. Porém, a taxa de estupro aumentou 5,0 desde o ano passado.
Já na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, houve uma queda de 27,94 da taxa de roubo – outros, quando comparado com 2019 e não teve aumentos significativos.
Créditos da matéria: http://soudapaz.org/noticias/instituto-sou-da-paz-lanca-nova-edicao-do-indice-de-exposicao-a-crimes-violentos-confira-a-posicao-de-sua-cidade-em-2020/