GPA encontra galos engaiolados irregularmente
Nesse sábado (24), a Guarda Patrulha Ambiental (GPA) encontrou diversos galos e galinhas engaiolados irregularmente em uma construção no bairro Parque Novo Mundo, em Americana-SP.
Equipe dos Guardas Civis Benício e de Paula acionados para a rua Rio Claro, por conta de várias denúncias feitas através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da prefeitura, sobre uma edificação de tijolos nos fundos (casa), nas margens da linha férrea. Foi feito contato com a moradora, que autorizou a entrada dos agentes.
Em vistoria no local, foi encontrado um galinheiro com 17 galos e quatro galinhas presas de maneira individual, além de oito protetores de bico, dois tapa olho, duas agulhas, uma seringa, seis protetores de esporas, medicamentos não identificados.
Em diálogo com a moradora, ela informou que as aves pertenciam ao seu esposo e que ele teria comprado de uma pessoa no jardim Monte Verde pela quantia de R$2.000,00.
Ocorrência encaminhada a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a delegada de Polícia determinou o registro do boletim de ocorrência e que a moradora ficasse responsável como fiel depositária das aves e objetos localizados.
A moradora também foi orientada a comparecer a secretaria de meio ambiente, tendo em vista que foram identificadas outras anormalidades, como a falta de documentação e autorização para o uso de solo não permitido.
Por aparentar se tratar de criação de galos para tinha, todos os dados serão remetidos à Secretaria de Meio Ambiente para providências cabíveis.