Simulado de emergência mobiliza Defesa Civil da RMC | Campinas e Região - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Simulado de emergência mobiliza Defesa Civil da RMC

Treinamento supera expectativas e prepara cidades para enfrentamento de tempestades.

Na manhã desta quarta-feira (31), o Centro de Resiliência de Campinas (CRDC) liderou um importante Simulado de instalação do Centro de Operação de Emergência e Apronto Operacional na Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), envolvendo representantes das Defesas Civis de 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Este exercício, fundamentado em um cenário hipotético de Alerta de Forte Tempestade, visou aprimorar a prontidão das equipes para situações de emergência.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de montar a Sala de COE (Centro de Operação de Emergência), uma estrutura vital para a coordenação de esforços em resposta a eventos adversos. Esta atividade prática proporcionou uma vivência realista do processo de tomada de decisão e gestão de crises, com foco na monitoração das condições meteorológicas, emissão de alertas e apoio às ações de prevenção.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, expressou sua satisfação com o resultado do simulado, enfatizando o valor pedagógico do treinamento. Segundo Furtado, a experiência de Campinas com a instalação de COEs para diferentes tipos de emergências, incluindo crises de saúde pública, foi compartilhada com os demais municípios, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O exercício também destacou a importância da colaboração entre municípios, com discussões sobre a disponibilização de recursos como viaturas, geradores, luminárias e cães farejadores para apoio emergencial. Além disso, a participação de um voluntário da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) de São Paulo demonstrou a eficácia da comunicação em situações críticas, conectando os participantes do simulado à Defesa Civil Estadual.

A presença de especialistas, como a meteorologista Ana Avila do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), e representantes institucionais, como Eliziário Barbosa da Agemcamp e Felipe Zaupa, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergência do governo estadual, agregou valor ao treinamento, fornecendo insights e orientações especializadas.

O sucesso do Simulado reflete o comprometimento das cidades participantes, incluindo Campinas, Holambra, Jaguariúna, Vinhedo, entre outras, com a preparação e resposta a desastres, fortalecendo a resiliência da Região Metropolitana de Campinas frente a futuras emergências.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.