Defesa Civil alerta para cuidados em razão das altas temperaturas e baixa umidade
A Defesa Civil de Americana está em alerta a partir de segunda-feira (13) diante das altas temperaturas e do preocupante índice de Umidade Relativa do Ar (URA) na região.
Com termômetros atingindo até 40 graus e a URA registrando apenas 20% no último domingo, a população é instada a adotar medidas preventivas para garantir sua saúde em meio a essas condições climáticas desafiadoras.
O coordenador da Defesa Civil, João Miletta, enfatiza a importância de evitar esforço físico excessivo e manter uma hidratação adequada, priorizando a ingestão de água.
“É um estado de atenção. Com o tempo seco e a elevação da temperatura, devemos ter cuidados especiais, como tomar bastante líquido, evitar exercícios físicos no período da tarde, umidificar o ambiente com vaporizadores e permanecer em locais protegidos do sol“
destaca Miletta.
Além dos riscos à saúde, o coordenador alerta para as preocupações ambientais, especialmente em relação às queimadas.
“Este período de forte calor e tempo seco, além de impactar na saúde, agrava a situação ambiental, com a poluição do ar proveniente das queimadas. Ressaltamos que as queimadas são proibidas e consideradas crimes contra o meio ambiente, sujeitas a multas“
adverte.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que a URA abaixo de 60% é considerada preocupante para a saúde. Na faixa de 31% a 40%, o estado é de observação; de 21% a 30%, atenção; e entre 12% e 20%, alerta.