Operação “Placa Escura” flagra moto com 184 infrações e 107 mil reais em multas
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em parceria com a Guarda Municipal realizou nesta sexta-feira (4), a quarta operação “Placa Escura”. A ação flagrou uma moto com 184 infrações e 107 mil reais em multas.
O foco da operação é a abordagem de motociclistas que tentam encobrir a placa da moto ao passar por equipamentos de fiscalização eletrônica, como radares e semáforos.
Esta foi a segunda operação “Placa Escura” no eixo do Distrito do Ouro Verde. As equipes fizeram 71 abordagens que geraram 104 autuações. A ação ocorreu entre 15h e 17h30, na avenida Ruy Rodriguez (centro/bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina.
As abordagens incluíram 66 motos, quatro automóveis e um utilitário. Dentro do saldo da operação, oito veículos foram removidos (sete pela Emdec e um pela Guarda Municipal). A Emdec realizou 101 autuações e a Guarda três.
Além da obstrução da placa, a fiscalização também envolve a pilotagem com apenas uma das mãos, viseira do capacete aberta, transitar com pneu “careca”, documentação irregular e pilotar motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outras.
Histórico da operação “Placa Escura”
- 1ª operação “Placa Escura” – 28/07 – Avenida JBD (Campo Grande). Emdec e GM. 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).
- 2ª operação “Placa Escura” – 1º/08 – Avenida JBD (Campo Grande). Emdec e GM. 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).
- 3ª operação “Placa Escura” – 3/08 – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde). Emdec e PM. 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).