Guarda Civil de Vinhedo iniciará fiscalização de motos com escapamento aberto
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo (SP) iniciará operações de fiscalização de motos com escapamento aberto. Com isso, a GCM orienta os condutores para que busquem oficinas para regularizar os veículos.
As operações terão início a partir do dia 20 de novembro, em cumprimento ao Artigo 230 inciso XI do Código Brasileiro de Trânsito. O artigo define como infração conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.
A infração é considerada grave, rendendo cinco pontos na CNH e multa no valor de R$195,23.
A fiscalização terá início por conta de excessivas reclamações que chegaram à GCM, sobre perturbação do sossego causada por motos com escapamento aberto.
O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, explica que um dos objetivos da operação é reduzir essa perturbação do sossego no ambiente urbano.
“A perturbação do sossego no trânsito não é mais privilégio das grandes cidades, mas também das cidades menores. Nossa ideia é que as pessoas que utilizam motocicletas, seja para passeio ou trabalho, tenham um prazo para regulamentar o veículo e a partir disso serão realizadas as operações de fiscalização”
disse o secretário.