Patrulha Maria da Penha de Vinhedo terá integração com a Assistência Social
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil de Vinhedo (SP) passará a ter integração com a Assistência Social, a partir de novembro. A colaboração visa aprimorar os serviços e atendimentos às vítimas de violência doméstica do município.
A integração permitirá a troca de informações e relatórios entre os departamentos, para que o trabalho realizado seja ainda mais eficiente.
Além disso, a Patrulha Maria da Penha também recomendará às vítimas a participação em um grupo de terapia para mulheres que sofreram violência doméstica com acompanhamento psicológico, para o compartilhamento das vivências.
A definição ocorreu em reunião realizada na base da GCM, na última quarta-feira (18). Participaram a equipe da Patrulha Maria da Penha, membros da Delegacia da Mulher e da Assistência Social, além do subcomandante da Guarda e o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz.
“Infelizmente a violência doméstica ainda é um problema no município. Desde a inauguração da Sala Lilás, sentimos que as vítimas se sentem mais seguras para denunciar os casos com segurança, por isso precisamos sempre aprimorar nossos serviços para atender às demandas com maior eficácia”
disse Osmir Cruz, secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana
Sala Lilás
A Sala Lilás é um espaço reservado para o atendimento de vítimas de violência doméstica, dentro da sede da Guarda. Nesta sala, as mulheres têm privacidade e segurança para relatarem as agressões sofridas, com o acompanhamento de guardas da Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Caso a vítima esteja acompanhada de filhos, a Sala Lilás disponibiliza um ambiente lúdico com brinquedos, visando deixá-las entretidas enquanto as mães são atendidas.