Caso “voadora” em PM de Nova Odessa
Uma ocorrência na cidade de Nova Odessa (SP), vizinha de Americana(SP), teve grande repercussão nas mídias e nas redes sociais, por conta de uma “voadora” que um policial militar levou de um homem no domingo (14).
- Globo: Policiais militares foram agredidos no domingo (14) durante uma fiscalização contra aglomerações em uma praça em Nova Odessa (SP).
- Jornal de Nova Odessa: Policiais Militares são agredidos em fiscalização de aglomeração.
Os policiais militares, fardados e em cumprimento do seu dever, faziam operação contra aglomeração na cidade, quando em uma abordagem começaram a ser hostilizados pelos que estavam na praça em desacordo com a fase emergencial decretada em todo o estado.
Dentre eles, dois estavam mais alterados e teriam partido para cima dos agentes da lei, sendo um dos policiais atingido até mesmo por uma “voadora” em determinado momento.
Agora o questionamento que quero levar para essa postagem como colunista: você, leitor, acha que essas atitudes contra nossos policiais/ guardas municipais, são esporádicas? Pois é, não são. A sorte destes policiais foi que a pessoa que filmou a fez desde o inicio da abordagem e não apenas na hora que o policiais fizeram o uso progressivo da força para conter o agressor, o que daria a entender que os agentes agrediram um “inocente” sem motivo algum.
E para quem não sabe, o “uso progressivo da força” está documentado em procedimentos das forças de segurança, sendo de extrema necessidade o seu uso para conter injustas agressões, como o ocorrido neste domingo contra nossos agentes da lei e muito mais ainda para a injusta agressão a sociedade, afinal, nós policiais militares, estamos fazendo o que juramos fazer para a sociedade de bem.
Incorporando-me à Polícia Militar do Estado de São Paulo, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, e tratar com atenção os irmãos de armas, e com bondade os subordinados; dedicar-me integralmente ao serviço da pátria, cuja honra, integridade, e instituições, defenderei, com o sacrifício da própria vida.
Então devem saber, se a policia militar, civil e guarda municipal chegarem em uma ocorrência, pode ter certeza que o objetivo para qual fomos chamados para resolver, será feito, dentro dos meios legais, sendo que o começo, o meio e o fim da ocorrência, quem escolhe será o agressor da sociedade e da ordem pública.
Como dizia minha vó: passarinho que come pedra sabe o ** que tem. Não adianta querer agredir os policias, pois eles não vão se afastar, vão usar gás de pimenta, tonfa, força, pedir apoio de mais policias, uso de elastômero, taser e até mesmo arma de fogo, mas vão cumprir suas missões de restabelecer a ordem e defender a população de bem, até mesmo com o sacrifício da própria vida.
Aproveito essa postagem para parabenizar os policiais da cidade de Nova Odessa e dizer que estamos, a sociedade de bem, sempre com vocês.