Polícia Militar e Gaeco prendem cinco pessoas em operação contra crimes digitais em São Paulo
Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Militar (PM), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a Operação Tashi Delek, visando combater uma organização criminosa envolvida em crimes digitais. As ações ocorreram em diversas cidades do estado de São Paulo, incluindo as regiões do Alto Tietê e da Baixada Santista.
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão autorizados pela 1ª Vara Criminal de Santos. Até o momento, cinco pessoas foram presas, e as equipes apreenderam 21 celulares, seis joias, quatro pendrives, três máquinas de cobrança, três relógios, dois notebooks, um tablet e mais de R$ 14 mil em espécie.
As investigações, conduzidas pela Polícia Militar e pelo Gaeco, com o apoio do Núcleo Especializado na Prevenção e Combate a Delitos Cibernéticos (CyberGaeco), revelaram a existência de uma quadrilha especializada em crimes patrimoniais usando meios digitais em diferentes estados do Brasil. Segundo as informações da Secretaria de Segurança Pública, os criminosos formaram uma organização criminosa para realizar estelionatos e lavar dinheiro proveniente dos crimes.
A operação mobilizou cerca de 200 policiais, incluindo membros do Batalhão de Choque da PM, além de 30 promotores do Gaeco, com o objetivo de desmantelar a estrutura da quadrilha e apreender provas para as investigações. As ações continuam em andamento para localizar outros envolvidos e materiais ilícitos.