PRF recebe policiais estrangeiros para participação em Curso de Formação Policial
Reforçando seu processo de internacionalização através da integração, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebe em sua Universidade Corporativa alunos oriundos de forças policiais de cinco diferentes países para participação do Curso de Formação Policial (CFP) da instituição. Os quinze alunos das forças estrangeiras participam do curso na condição de alunos observadores, juntamente com outros mais de mil e seiscentos candidatos que estão regularmente matriculados na última etapa do concurso nacional da PRF.
Os estrangeiros são todos policiais já formados em seus respectivos países. Com representantes da Polícia Nacional do Equador, Polícia Nacional da Colômbia, Policia Nacional do Peru, Polícia Boliviana e Gendarmeria Nacional Argentina, a PRF consolida sua associação à IBERPOL – Escola Iberoamericana de Polícia, associação internacional de polícias de países da América hispânica e Brasil, que fomenta a capacitação contínua e integral de segurança entre os membros, bem como a troca de experiências e práticas de conhecimento.
Trabalhando direta ou indiretamente em áreas afins ao policiamento rodoviário em seus países de origem, os alunos estrangeiros terão agora o treinamento com as técnicas e doutrinas da PRF, modelo de policiamento de excelência, nesta que é a segunda vez que a PRF abre suas portas para a formação de forças estrangeiras. A primeira vez ocorreu em 2014, quando a UniPRF formou junto a seus alunos, quatorze agentes da polícia do Haiti junto de outros mil e duzentos alunos em formação regular.
Na PRF, a cooperação internacional está sendo gerenciada pela CINTER, Coordenação de Articulação Internacional, juntamente com a UniPRF, num processo de internacionalização que prevê um projeto de cooperação permanente entre a PRF e seus homólogos internacionais por meio do ensino.