Novo prédio da Central de Polícia Judiciária é inaugurado em Lorena
O novo prédio da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Lorena (SP), município de quase 90 mil habitantes, foi inaugurado na terça-feira (10). O local agora conta com novos espaços para o 1º Distrito Policial e a Delegacia de Defesa da Mulher.
O governo do Estado investiu pouco mais de R$ 4 milhões na reforma do prédio, que também abriga o centro de triagem de detentos.
Para a delegada Adriane Gonçalves, que está à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Lorena, a nova estrutura vai beneficiar os policiais que atendem na unidade e toda a população, que terá um atendimento mais acolhedor.
“Nós atendemos mulheres e adolescentes em situações extremamente complicadas, então poder oferecer, além de um atendimento humanizado e rápido, mas proporcionar esse conforto é muito importante”, disse a delegada.
O local também possui uma brinquedoteca para atender os filhos das vítimas que estão em atendimento na unidade.
Só a CPJ e o Distrito Policial do município, que agora funcionam no mesmo local 24 horas por dia, atendem mil pessoas por mês, em média. Atualmente, as unidades contam com um efetivo de 23 policiais civis e 11 viaturas.
Neste ano, na área do Deinter-1, responsável pelo comando da Polícia Civil na região do Vale do Paraíba, houve queda nos roubos (13,7%), furtos (4,5%), roubos e furtos de veículos (28,7%), roubos de carga (4,9%) e homicídios dolosos (1,1%).
Os dados levam em consideração as ocorrências criminais registradas de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.