Agentes do 10° Baep são homenageados com a medalha das Forças Internacionais de Paz da ONU
Dois agentes do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foram homenageados com a medalha das Forças Internacionais de Paz da ONU, em cerimônia realizada nesta terça-feira (20), em Hortolândia (SP). A honraria é concedida a personalidades públicas que se destacam no cumprimento do serviço perante a sociedade paulista.
O Comandante do 10° Baep, Tenente Coronel PM Henrique, e o Cabo PM Valim, operador do 10° Baep, receberam as medalhas, que são concedidas pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) “Batalhão Suez”.
As Forças Internacionais de Paz da ONU foram criadas no Brasil em 22 de novembro de 1956, pelo presidente Juscelino Kubitschek, para integrar a Força de Emergência das Nações Unidas no Egito.
Atuou durante dez anos nessa região, com participação na Guerra dos Seis Dias, que envolveu Egito e Israel em 1967. A partir daí, as “boinas azuis” estiveram em países em conflito ou situações de risco da América Latina, África, Leste Europeu e Oriente. Para preservar a memória dos ex-combatentes e realçar os valores cívicos, surgiu a ABFIP, em 1985.