Policiais salvam criança engasgada em São Paulo
Uma ação rápida de policiais salvou a vida de uma criança de 1 ano e seis meses que estava engasgada. A mãe levou a menina nos braços até uma base da Polícia Militar na Liberdade, área central de São Paulo, na quinta-feira (18). O salvamento foi registrado por câmeras de segurança.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o cabo André Dias, foi surpreendido quando viu a mãe pedindo ajuda para a filha, que estava com dificuldades de respirar.
Rapidamente, o policial segurou a criança e iniciou a manobra de Heimlich, pondo a criança de barriga para baixo e fazendo movimentos de pressão nas costas para desobstruir as vias respiratórias. Em pouco tempo, a menina voltou a respirar.
De acordo com o militar, o momento foi “tenso”, mas gratificante em poder ajudar. “Em quase dez anos como policial, essa é a segunda vez que realizo um desengasgo e, nas duas a criança recuperou o fôlego. É um momento de gratidão para toda a corporação”, disse.
A menina salva pelo policial estava doente e, por causa disso, já apresentava dificuldades de respiração. Isso contribuiu para o engasgo.
Logo depois do salvamento, uma viatura conduziu mãe e filha até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a criança foi medicada e permaneceu sob observação. Conforme a equipe médica, a ação rápida dos policiais foi crucial para o restabelecimento da saúde da criança que estava engasgada.