Gama e Defesa Civil transportam doações de Americana para vítimas do litoral norte
A Guarda Municipal de Americana (Gama) e a Defesa Civil transportaram neste sábado (25) diversas doações arrecadadas no município para as vítimas do litoral norte. Entre o material estão medicamentos, ração, insumos veterinários e água mineral.
De acordo com a prefeitura, a Farmácia do Fundo Social de Solidariedade doou os medicamentos. Os itens incluem 59 tubos de pomada ginecológica, 29 frascos anti-helmíntico e mais de 1.500 comprimidos de medicamentos para viroses, enjoos e doenças parasitárias.
Conforme explicação da presidente do Fundo Social, Lionela Ravera Sardelli, ela entrou em contato com lideranças comunitárias do local para saber sobre as necessidades.
“Verificamos os tipos de medicamentos que estavam precisando e que poderíamos doar sem comprometer nosso estoque e atendimento à nossa população”, comentou.
Os medicamentos serão entregues diretamente a uma farmacêutica voluntária local que vai destinar às pessoas que necessitem.
Já a empresa alimentícia Smart Foods doou uma tonelada e meia de rações para cães e gatos, insumos veterinários e 2.100 garrafas de água mineral.
A doação aconteceu por intermédio da assessora parlamentar Roberta Lima. Ela é de Americana e faz parte do movimento “Cadeia para Maus Tratos”, do deputado federal Delegado Bruno Lima.
Essas doações específicas serão entregues ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que montou uma base em São Sebastião.
O grupo já resgatou mais de 50 animais nas áreas dos deslizamentos, além de dezenas de animais assistidos com protocolos sanitários e atendimentos veterinários. O GRAD já atuou em missões de resgates de animais em desastres como os das cidades de Brumadinho e Mariana, no estado de Minas Gerais.
Trabalhos de equipes da região
Desde terça-feira (21) a região de Americana enviou militares até São Sebastião para reforçar equipes de apoio após a tragédia.
Na sexta-feira (24), a primeira equipe retornou do local e uma segunda seguiu até a área dos desastres.
Dessa vez, o grupo é composto pelo Capitão Laso, Sargento Demarchi e Cabos Macauba e Teixeira Neto, todos da cidade de Americana.