Governo de SP intensifica combate a incêndios no interior
O governo estadual de São Paulo está reforçando a operação de combate ao fogo no interior do estado com a instalação de um posto avançado em Ribeirão Preto (SP). Segundo o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, 21 cidades enfrentam focos ativos de incêndio e 46 municípios monitorados estão em alerta máximo para queimadas.
O governador Tarcísio de Freitas esteve presente na instalação do posto avançado, na Base de Aviação da Polícia Militar de Ribeirão Preto (SP).
Tarcísio ressaltou que o Estado está muito empenhado em combater os incêndios e a situação hoje está ficando sob controle, com a maioria dos focos já sendo extinta. Ele garantiu que haverá um empenho muito grande, com toda essa coordenação, para que possamos controlar os incêndios.
“Estamos contratando aviões para fazer a pulverização de água, que se somam às nossas equipes de aeronaves do Corpo de Bombeiros e ao reforço das Forças Armadas. Precisamos ter o máximo de cautela. O esforço deve ser conjunto para evitar a propagação dos focos. É importante evitar bitucas de cigarro, soltar balões e qualquer coisa que possa dar início a incêndios”, ressaltou o governador, que fez um sobrevoo nas áreas atingidas durante a manhã de sábado (24).
Mais de 7,3 mil entre profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população. O gabinete de pronta resposta, instalado na sexta-feira (23), permanece ativo no âmbito da Operação SP Sem Fogo, que integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Além disso, a Força Aérea Brasileira (FAB) designou uma aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) para auxiliar no combate às queimadas no interior de São Paulo.
Incêndios criminosos
O governador Tarcísio de Freitas ainda confirmou neste domingo (25) que duas pessoas foram presas por serem suspeitas de atuar em incêndios criminosos no interior de São Paulo.
Segundo Freitas, um deles foi preso na região de São José do Rio Preto (SP) no sábado (24). O segundo, detido hoje, em Batatais (SP), é um mecânico de 42 anos, flagrado pela Polícia Militar após uma denúncia anônima, enquanto ateava fogo em uma mata próxima à região central de Batatais.
As regiões de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto (SP) estão entre as mais atingidas pelas queimadas e outras 46 cidades estão em alerta máximo para incêndio, incluindo Piracicaba (SP).
Orientações gerais à população:
- Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro. Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199)
- Redobre a atenção ao dirigir.
- Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
- Evite se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições. Se for necessário, busque rotas alternativas seguras.
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais.
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas.
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo. Faça descarte adequado de seus resíduos.
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb.
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais.
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.