Aumento de 66% na apreensão de fuzis pela Polícia Civil no interior de SP
Na tarde desta quarta-feira (31), dados divulgados revelaram que a Polícia Civil (PC) apreendeu um número significativo de fuzis no interior de São Paulo em 2023, marcando um aumento de 66% em comparação com o ano anterior. Especificamente, 103 fuzis foram retirados de circulação, representando quase 60% do total de apreensões de armas de grosso calibre feitas pela PC em todo o estado.
Este expressivo aumento nas apreensões indica um esforço concentrado das forças de segurança na luta contra a criminalidade no interior paulista. As operações visam desarticular organizações criminosas que utilizam as rodovias da região para transportar armamentos ilegais, principalmente para a região metropolitana de São Paulo. Em dezembro de 2023, houve um pico na eficácia dessas ações, com 12 apreensões, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.
Além dos fuzis, o balanço do ano de 2023 mostra um aumento na apreensão de armas ilegais em geral, totalizando 7.107, um incremento de 11,4% em relação a 2022. Já na repressão ao tráfico de drogas, um total de 132 toneladas de entorpecentes, majoritariamente maconha, foi apreendido, concentrando-se nas rodovias que conectam o interior à capital.
As ações das Polícias Civil e Militar (PM) no combate ao crime no interior de São Paulo não se limitaram às apreensões de armas e drogas. Ao longo de 2023, as forças de segurança conseguiram prender e apreender 117.396 pessoas, um aumento de 4,7% em relação a 2022. Este esforço conjunto também se refletiu na recuperação de veículos, com 19.834 veículos sendo recuperados, um aumento de 17,7% comparado ao ano anterior.