Ação da GCM e PM autua seis pessoas por uso de cerol em pipas em Pirassununga
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) atuaram em conjunto durante uma ação contra o uso de cerol em pipas, na cidade de Pirassununga (SP). Os agentes autuaram seis pessoas durante a Operação Rosa dos Ventos que aconteceu no domingo (28).
O foco da ação foi no bairro Terra Azul, localizado na zona norte da cidade, onde segundo denúncias adolescentes e jovens faziam uso de cerol e de linha chilena na soltura de pipas e papagaios, colocando pessoas em risco.
Durante a ação, as equipes apreenderam diversos materiais desse tipo incluindo 1,5 litros de cerol, uma notificação de número 120 de venda ambulante sem licença de pipas e até mesmo algumas “rabiolas” que de forma criminosa continha material cortante.
Seis pessoas foram autuadas e os pais dos adolescentes e os jovens poderão responder criminalmente.
Risco à população
Em Pirassununga, algumas pessoas já sofreram cortes pelo corpo, devido ao cerol e linha chilena. Além do risco aos moradores, o material tem potencial de romper cabos de internet, cabos de aço, bem como fios da rede elétrica.
Em caso de acidente, o responsável pelo material com cortante poderá ser acusado de homicídio doloso e lesão corporal.
Entre as principais vítimas estão motociclistas, pedestres, ciclistas, paraquedistas e skatistas. Em casos fatais, o pescoço do envolvido entra em contato com a linha que faz cortes profundos.