Pelotão Rural da Guarda Civil resgata dois animais silvestres em Piracicaba
O Pelotão Rural da Guarda Civil de Piracicaba (SP) realizou o resgate de animais silvestres em duas áreas do município na última semana. Uma cobra cascavel e um tamanduá-mirim foram recolhidos pela equipe.
De acordo com os guardas, na tarde deste domingo (30), a equipe atendeu uma solicitação no bairro Anhumas. Cães de um sítio daquela região haviam atacado um tamanduá-mirim, que ficou ferido e se escondeu no alto de um abacateiro.
Os guardas civis compareceram no local e com o uso de equipamentos, resgataram o animal e o colocaram numa gaiola de transporte.
O tamanduá foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde está sob os cuidados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e, assim que estiver recuperado, será devolvido à natureza.
Cobra
Já no dia 23, moradores de uma chácara no Bairro Godinho foram surpreendidos por uma cobra cascavel.
A família possui uma criação de galinhas no local e encontrou o animal quando foi coletar ovos. Por sorte, nenhuma criança acessou a área e correu risco.
Os agentes resgataram a cascavel e posteriormente ela foi encaminhada ao Instituto Butantan, em São Paulo.
Serviço
A Guarda Civil destaca que atende as solicitações de moradores da Zona Rural de Piracicaba por uma linha direta com a Central de Operações da Guarda Civil, via WhatsApp.
Com o serviço, chamado de SOS Rural, a população pode solicitar ajuda e a Central determinará que uma viatura da Patrulha Rural mais próxima vá atender a demanda. O número do SOS Rural é o (19) 9 9772-0515.