Homem é preso por desacato
Na noite desta terça-feira (29), um homem de 28 anos foi preso pela Polícia Militar por desacato, no bairro Parque da Liberdade, em Americana.
Equipe dos soldados Ataide e Posela em patrulhamento pelo bairro Parque da Liberdade, quando na rua Serra das Palmeiras foi avistado um indivíduo com estatura baixa e camiseta azul, que estava com um veículo Fusion de cor preta.
Este homem estava disparando com arma de fogo em via pública, abordando cerca de sete indivíduos que estavam no local. Localizado o veículo, os indivíduos foram abordados e realizada a busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado.
Pesquisados os dados dos mesmos, assim como os do veículo, nada de ilícito constava, encerrando a ocorrência. Porém, por volta das 21h a equipe em patrulhamento avistou o individuo com as características citadas anteriormente e próximo ao veículo, realizando a abordagem.
O individuo resistiu a abordagem policial, sendo solicitado apoio via rede rádio. Após ter realizado busca pessoal no indivíduo e no veiculo, nada de ilícito foi encontrado.
Questionado se o veículo era de sua posse, o indivíduo começou a ofender os agentes com palavras de baixo calão e logo desferiu um tapa no rosto de um deles.
Por meio dos fatos, foi dado voz de prisão ao indiciado, que resistiu à prisão, sendo necessário o uso de força moderada para a quebra de resistência e posteriormente algemado.
Ao colocar o indivíduo no guarda preso da viatura, ele começou a chutar o vidro da tampa traseira da viatura, sendo necessário o uso de uma corda para amarrar e imobilizar os pés do indiciado, evitando danos na viatura bem como lesões no próprio indivíduo.
Por ser necessário o uso de força moderada para quebra de resistência do indiciado, o 1º SGT PM Batista veio a se lesionar em seu cotovelo direito, e o Soldado PM Ataide, lesionou-se em sua mão direita.
Ocorrência apresentada à Central de Polícia Judiciária de Americana, onde a autoridade Policial de plantão tomou ciência dos fatos. O indiciado foi autuado em prisão em flagrante nos crimes de Lesão Corporal, Desobediência, Desacato e Resistência.
A autoridade policial também solicitou à perícia, que compareceu posterior à apresentação da ocorrência para periciar as mãos do indiciado para suposta constatação de vestígio de pólvora em suas mãos e posteriormente abrir inquérito policial do crime Disparo de Arma de Fogo em Via Publica.
Indiciado permaneceu preso, sendo encaminhado posteriormente ao Centro de Detenção Provisória de Americana.