10º Baep recebe treinamento sobre conduta de patrulha com militares do COE
O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Piracicaba (SP) recebeu, entre segunda (22) e terça-feira (23), um treinamento especializado sobre conduta de patrulha, ministrada pelos militares do Comando de Operações Especiais (COE), que representam uma fração do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo.
A região abrangida pelo 10º Baep se estende por 52 municípios paulistas e cerca de 3,2 milhões de pessoas são atendidas em uma área de mais de 17 mil quilômetros quadrados com sua imensa maioria formada por área verde.
Segundo estudos da PM sobre confrontos, grande parte deles ocorre em área de mata, onde o criminoso tem a vantagem sobre a força do Estado por estar aguardando escondido a chegada das equipes policiais, enquanto realiza ou após realizar delitos e empreender fuga, tornando este, um ambiente hostil de alto risco.
Nesse contexto peculiar, o treinamento realizado pelo 10º Baep, consiste em técnicas para atuação emergencial em ações de reconhecimento de terreno, infiltração, rastreamento, patrulha em ambiente rural, patrulha rural em local de baixa ou nenhuma luminosidade, técnicas de confronto armado (TAI), busca e varredura em área de mata e outras revestidas de sigilo.
Os policiais do COE, conhecido como os ‘caveiras’ de São Paulo, atuam desde 1950 em operações especiais no Estado. Eles conhecem técnicas e normas de trabalho em altura e em ambientes confinados, são experientes em cartografia e navegação terrestre, busca em área de mata, operação com embarcações, contraterrorismo, mergulho, tiro de precisão, atendimento pré-hospitalar (inclusive em ambientes de combate) e uma infinidade de outras habilidades.
Para servir na unidade, os militares devem ser aprovados em um dos cursos mais difíceis do mundo, no qual menos de 10% dos que tentam são aprovados, o que os torna referência nacional em determinados assuntos como os abordados no treino com o Baep.
Para o Tenente Coronel PM Marcelo Henrique de Lima, o COE em Piracicaba representa ganhos significativos para a população das regiões de Sumaré (SP), Americana (SP), Limeira (SP), Rio Claro (SP), Piracicaba (SP) e São João da Boa Vista (SP) se considerada a capacidade do Baep em empregar e multiplicar o conhecimento adquirido.
Para o comandante do Baep, a tropa deve estar revestida por processos de melhoria contínua, sendo valorizada com novos conhecimentos detidos pelos “líderes de mercado” e sobre os assuntos tratados não há tropa mais capacitada do que os “caveiras”.
Por intermédio do Coronel PM Rodrigo Eval Arena, Comandante do CPI-9, em breve o 10º Baep deve realizar mais treinamentos conjuntos com as aguerridas Forças Táticas da região, como a equipe Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Canil central e demais Batalhões de Choque da capital paulista.