Polícia Federal deflagra Operação Refluxo contra tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos
Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Refluxo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no recrutamento de pessoas para o tráfico internacional de drogas. Os criminosos utilizavam redes sociais para cooptar as chamadas “mulas do tráfico“, que ingeriam cápsulas de drogas para enviá-las ao exterior.
Durante a operação, as equipes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão. Os alvos foram localizados com o objetivo de apreender drogas, valores em espécie, veículos e outros bens adquiridos com os lucros do tráfico, dado que os membros da organização criminosa não tinham comprovação de capacidade financeira para justificar os bens em seu nome. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Guarulhos.
As investigações que culminaram na Operação Refluxo tiveram início no final de julho de 2024, após a prisão de uma pessoa que havia ingerido drogas em cápsulas e pretendia embarcar para a França. A partir dessa prisão, foram obtidas informações, documentos e aparelhos celulares que subsidiaram a operação deflagrada nesta quinta-feira. Segundo a Polícia Federal, as investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa e seus métodos de operação.