Cosmópolis: Psicologia é tema de palestra ministrada por guarda feminina de Nova Odessa
A guarda civil municipal feminina de Nova Odessa Charlene Faveri, formada em Psicologia, ministrou na última quinta-feira (18/02) uma palestra para os integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Cosmópolis.
A apresentação fez parte da abertura do EQP (Estágio de Qualificação Profissional), que prevê a capacitação de 87 guardas cosmopolenses. Os patrulheiros participarão ainda de atividades sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, proteção e defesa civil, regras de segurança e manejo de armas, técnicas de tiro e defesa da mulher, entre outros.
A palestra de abertura, ministrada pela guarda feminina novaodessense, teve como tema “O Fator Psicológico na Atuação do Agente de Segurança Pública”. A atividade foi acompanhada pelos patrulheiros, pelo prefeito Júnior Felisbino, pelo secretário de Segurança Sesã Fontana, pelo sub-secretário de Segurança Fábio Teixeira Louro e pelo delegado de Polícia responsável pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da cidade, José Donizete Melo.
A palestrante destacou que é necessário realizar um trabalho de aproximação da Psicologia com a Segurança Pública, para que se possa desfazer alguns mitos existentes no meio policial e até mesmo em parte da sociedade.
“Existe, por exemplo, o senso comum de que só pessoas fracas ou ‘loucas’ procuram ajuda psicológica. A psicologia vai muito mais além”, destacou Charlene.
A psicóloga, que é guarda em Nova Odessa há 14 anos, enfatizou aos presentes na palestra que é necessário conhecer e reconhecer as reações do nosso corpo em meio a uma situação de risco, para gerenciá-las da melhor forma e assim desempenhar o papel de protetor da sociedade com eficiência e excelência.
“O nosso corpo dá sinais e é preciso entender para que possamos contribuir da melhor forma possível, que é de proteger o cidadão”, afirmou a guarda.
A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa possui um convênio de cooperação entre Guardas Civis Municipais, conforme autoriza a Lei Federal nº 13.022/2014, o que possibilita que Instrutores sejam cedidos às outras instituições para o compartilhamento do conhecimento e o fortalecimento das Guardas Civis Municipais.